Escola Infantil ABC participa de mais uma formação internacional

      A “Formação Internacional de Instrutores de Mindfulness para Crianças e Adolescentes” é fruto de uma parceria internacional entre o psicólogo americano Dr. Christopher Willard, que é uma das autoridades internacionais de Mindfulness para Crianças e Adolescentes e atual professor da Harvard Medical School, e do Center for Mindfulness and Compassion (Summerville, Cambridge Health Alliance, EUA), com Centro de Mindfulness no Brasil, fundado pelo psicólogo Vitor Friary, autor e revisor de obras importantes sobre Mindfulness.

 

      As crianças não aprendem a prestar atenção, a serem gentis, ou a serem mais pacientes, presentes e participativas em sala de aula simplesmente porque o professor pede atenção, nem mesmo apenas pensando e conversando sobre isso. A melhor forma da criança aprender é através da experiência prática, aí sim os pequenos conseguem, a partir da vivência pessoal, replicar esse comportamento no mundo a sua volta.

      Por isso, a coordenadora pedagógica da Escola Infantil ABC, de XanxeRê, Sabrina Lopes, participou desta formação internacional na semana passada. O programa incluiu diversas práticas e estratégias de Mindfulness (meditação para a atenção plena) que serão implementadas no dia a dia escolar das crianças. As atividades são convidativas e incluem atividades corporais, jogos e brincadeiras que farão os alunos treinarem além do foco e atenção, atitudes e valores como paciência, gentileza, confiança e aceitação.

Mindfulness pode ser compreendida como uma prática fundamental para o processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil. Isto porque é uma ferramenta para que as crianças aprendam a regular com autonomia sua atenção e seu estado emocional, para assim aumentar a auto confiança, lidar com sentimentos como o de frustração, aprimorarem seu processo de aprendizagem e terem maior facilidade na resolução de problemas. As intervenções baseadas em Mindfulness auxiliam os alunos a lidarem com os desafios do seu futuro, neste mundo em constante transformação.

A Escola Infantil ABC, de Xanxerê, já faz uso regular de algumas atividades de Mindfulness na sua rotina escolar, mas partir de agora as práticas estarão ainda mais presentes. Além disso, a escola conta agora com materiais internacionais para a aplicação da meditação, e toda a implementação oficial será acompanhada e supervisionada pelos instrutores da formação internacional, Christopher Willard, que é autor de mais de dez obras com referência internacional, incluindo os títulos ‘Growing Up Mindful’ e ‘Raising Resilience’, e Vitor Friary é autor do livro “Mindfulness para Crianças - Manual para Pais, Professores, Psicólogos e Psiquiatras”.

 

E mais, honrando seu compromisso de congruência e qualidade, a escola estará capacitando toda a equipe para que os resultados sejam os melhores possíveis. Ainda nesta quarta-feira (13) a psicóloga Karise Woiciechoski, que é instrutora de Mindfulness, estará presente na escola fazendo uma palestra para todo o corpo docente.

 

E tem mais! A escola está participando no mês de novembro do evento online “Global Mindfulness in Education Summit”, que é um encontro mundial de escolas sobre o Mindfulness na educação. Além disso, a Escola ABC já garantiu sua inscrição em outro evento internacional, o “Preschool Mindfulness Summit”, que é um evento específico para escolas de Educação Infantil. Assim, a escola cumpre com seu compromisso de inovação com qualidade!

ONDE ESTAMOS?   

Rua Itá, 74   -   Bairo dos Esportes

ACOMPANHE-NOS!  

iconewhats_edited.jpg